
Na partida entre Internacional X Cruzeiro, pela final do Brasileiro SUB20 que acontece no próximo sábado (22), a partir das 19h30min, a escalação da arbitragem, a cargo da Federação Gaúcha de Futebol, foi definida através de metologia específica para o segmento.
Luiz Fernando Gomes Moreira, diretor executivo da FGF, desenvolveu metodologia de classificação dos árbitros e, dessa forma, pode selecionar de acordo com as melhores atuações os profissionais de cada partida. Assim faz na categoria profissional e também, no Brasileiro SUB 20, competição amadora a nível nacional, que acontece há sete anos consecutivos.
Cruzeiro decide o título do Brasileiro Sub-20 contra o Internacional, sábado
Melhor campanha do Campeonato Brasileiro Sub-20, com cinco vitórias e um empate em seis jogos disputados, com aproveitamento de 89% dos pontos disputados, o Cruzeiro Esporte Clube enfrenta o Internacional, sábado, às 19h30, na grande final da competição. A partida será disputada no estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre-RS, com transmissão ao vivo pelo canal GOL TV AO VIVO
Campeão em 2007 e 2010, o time cinco estrelas busca o terceiro título do torneio e a hegemonia da competição, já que ultrapassaria o Grêmio em número de conquistas. A equipe gaúcha também tem dois títulos, mas ficou pelo caminho e, na atual edição da competição, acabou eliminado ainda na primeira fase.
Autor do gol da vitória sobre o Coritiba, na última quinta-feira, que deu ao Cruzeiro o direito de disputar a terceira decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20, o meia Alisson espera uma final bastante difícil diante do Internacional.
“Cruzeiro e Internacional são duas equipes com muita qualidade e quem errar menos com certeza vai sair com o título. A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil, e vamos jogar na casa deles. Mas a nossa equipe está preparada e vamos querer levar esse título de qualquer maneira”, disse ele.
“Independente de qualquer coisa, nós vamos buscar esse título. Temos que continuar fazendo o que o Paulinho (Paulo Ricardo, técnico da equipe sub-20 do Cruzeiro) está pedindo. Estamos fazendo isso muito bem e, se Deus quiser ,vamos sair com o título”, completou.
O meia cinco estrelas comentou ainda sobre o golaço que marcou na semifinal contra o Coritiba e a concentração e a preparação da equipe mineira para a disputa da decisão.
“Fui feliz naquela jogada individual. Não é de hoje que o Paulinho pede para eu explorar as jogadas individuais. Fui feliz no jogo contra o Coritiba e ajudei a equipe do Cruzeiro a chegar à final. Mas só consegui isso com a ajuda dos meus companheiros”, declarou.
“O Paulinho vem pedindo sempre para a gente jogar tranquilo, fazer o que a gente gosta de fazer. Ele pediu para a gente ter confiança em nós mesmos. O grupo está muito unido. É manter o foco e, se Deus quiser, conquistaremos mais esse importante título para o Cruzeiro”, finalizou.
Guilherme Testa/futbase.net
Jogos e artilheiros do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro Sub-20:
1ª fase
07/12 – Santos 1 x 2 Cruzeiro – gols: Vinícius Araújo (2)
09/12 – Cruzeiro 4 x 1 Vasco – gols: Lynneeker, Vinícius Araújo e Rodrigo Dias (2)
11/12 – Sport 0 x 0 Cruzeiro
15/12 – Cruzeiro 3 x 0 Ponte Preta – gols: Vinícius Araújo, Juninho e Rodrigo Dias
Quartas de final
18/12 – Cruzeiro 2 x 1 Náutico – gols: Alex e Pedro Paulo
Semifinal
20/12 – Coritiba 0 x 1 Cruzeiro – gol: Alisson
Final
22/12 – Internacional x Cruzeiro
Mais informações sobre a competição no site brasileirosub20.com.br, o site oficial do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Esta é uma oportunidade aos profissionais e atletas que já estivera no profissional e retornaram à base e ainda, aos que não puderam participar do profissional, ter contato com um árbitro FIFA.
Para a final, o selecionado a arbitrar a partida foi Leandro Pedro Vuaden, árbitro Fifa, 37 anos.
Vuaden é o terceiro colocado no ranking de árbitros da FGF e já apitou a final do Campeonato Gaúcho de 2004 (entre Internacional e Ulbra) e a final do Gauchão de 2006 (entre Grêmio e Internacional). Conquistou reconhecimento por apitar no “estilo europeu”, não marcando tantas faltas e deixando o jogo fluir.
Foi um dos indicados para receber o prêmio da CBF de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2008 e na mesma competição, foi um dos árbitros que mais apitou, estando presente em dezessete jogos.
Em janeiro de 2008, Vuaden foi escolhido para integrar o quadro de árbitros da FIFA. Assim, ele faz parte do grupo de dez juízes brasileiros. É o segundo gaúcho a fazer parte do quadro, atualmente, junto com Carlos Simon, que já fazia parte.
Apitou o segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2010, entre Internacional e Grêmio. Neste mesmo ano, apitou pela Sul-americana Palmeiras e Vitória. Em 2011, foi um dos indicados para receber o prêmio da CBF de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro e ganhou o prêmio.
Conheça o quadro abitral da partida
S. C. Internacional x Cruzeiro
Fase FINAL Jogo N° 47 Rodada 1
Data Horário Estádio Cidade
22/12/2012 19:30 Passo DAreia
Arbitro Leandro Pedro Vuaden
Arbitro Assistente 1 Altemir Hausmann
Arbitro Assistente 2 Tatiana Jacques de Freitas
Quarto Arbitro Vinícius Gomes do Amaral
Delegado Vera Lucia Amaral Pavani
2 comentários